Educação: Universidade sul-africana planeja parcerias com escolas brasileiras

Universidade de Pretória planeja parcerias com universidades brasileiras

Thiago Pereira*

Johanesburgo

O Gordon Institute of Business School (GIBS), organização de ensino ligada à Universidade de Pretória, que é uma das mais prestigiadas da África do Sul, pretende, a partir de setembro, iniciar um ciclo de parcerias com universidades brasileiras. O projeto está em curso e prevê a ida de 30 a 40 estudantes de MBA do GIBS para estudar e complementar suas formações acadêmicas – e profissionais – no Brasil. Ainda não foram definidas as escolas que receberão os intercambistas sul-africanos.

Baseado em Johanesburgo, a maior cidade da África do Sul, o GIBS foi fundado em 2000 com o objetivo de reunir estudantes e profissionais com potencial para se tornarem referências em suas áreas. A escola oferece diversos tipos de programas de MBA, com foco em negócios, estratégia, planejamento e liderança. Ademais, a instituição desenvolve pesquisas e estudos que visam a auxiliar a África do Sul em seu processo de crescimento e construção de uma marca global.

Para Nick Binedell, Diretor do Gordon Institute of Business School, “essa parceria com o ensino superior brasileiro se constitui em um grande passo para o incremento da relação entre os 2 países na seara de educação”. Binedell ainda reforça que, além do Brasil, por ser um país que possui desafios semelhantes, como a organização da Copa do Mundo, segurança pública e saúde, Índia, Rússia e China, nações que também fazem parte do BRIC, são modelos a serem seguidos em algumas áreas e estratégias. Na mesma linha de pensamento, Paul Bannister, CEO do International Marketing Council of South Africa – IMC, em palestra realizada ontem em Johanesburgo, sugere “a aproximação entre os países do BRIC e a África do Sul, na medida em que o país está crescendo e se tornando mais competitivo globalmente”.

Binedell acredita que a parceria com o Brasil será bem-sucedida e indica que pretende receber estudantes brasileiros nas universidades da África do Sul também – notadamente no GIBS e na Universidade de Pretória. Segundo ele, “a realização desses intercâmbios será um fato muito relevante para as agendas internacionais de ambos os países”.

Em 2004, a África do Sul começou a reformar o seu sistema de ensino superior, fundindo e incorporando pequenas universidades em instituições maiores, e chamando de “universidade” a todas as instituições de ensino superior (anteriormente existiam diversos tipos de instituições). As principais escolas de ensino superior da África do Sul são (além das já citadas): Universidade da Cidade do Cabo e Universidade de Stellenbosch – na capital do Parlamento; Universidade do Witwatersrand e Universidade de Johanesburgo.

*Viajou a convite da Brand South Africa para participar do International Media Tour.

–> material também será publicado no Jornal do Brasil.

Anúncios

2 Respostas to “Educação: Universidade sul-africana planeja parcerias com escolas brasileiras”

  1. Francisco Henrique Says:

    Temos interesse em estabelecer intercâmbios com universidades africanas, que tenham o interesse na questão cultural e de turismo, tendo como atrativos os apectos e produtos turisticos de afros-brasileiros.

  2. Raphaela Says:

    Olá a todos os que se interessam em conhecer um pouco mais sobre a África, continente encantador tanto em belezas naturais como em seu povo, no blog: http://principesaotome.blogspot.com/ você poderá encontrar discurssões sobre o país de São Tomé e Príncipe, além de imagens e links de sites com livros gratuitos para Download.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: