1o post diretamente da Cidade do Cabo!

Caros amigos,

cheguei hoje por volta das 12h00, horário local, aqui na Cidade do Cabo. Fiz escala em Johanesburgo. Os voos foram tranquilos — ufa!
Pelo que vi dos 2 aeroportos, ainda falta muito para estarem à altura de recepcionar a horda de torcedores que aqui estará para a Copa do Mundo. Principalmente o de Cape Town — que é acanhado, pequeno — e está todo em obras. Aguardemos.

Ao chegar em Cape Town, quando estamos sobrevoando a cidade, realmente se tem uma das melhores vistas do mundo. A Table Mountain ou Montanha da Mesa é impressionante. Seu gigantismo e forma, adornados pelo platô formado pela ação dos ventos e da chuva, combinam um dueto perfeito com as recortadas baías. A cor da água, verde/azul, é de encher os olhos. Não é à toa que a referida Montanha foi citada nos versos de Fernando Pessoa.

Para além disso, minhas primeiras impressões sobre a Cidade do Cabo foram boas. População educada e alegre; trânsito organizado (ainda que hoje fosse sábado) — se você está faixa, os carros param para você atravessar; centros comerciais suficientes; paisagens ótimas; cidade moderna. Ressalva negativa é o fato de que há muitos pedintes nas ruas.

A cidade tem 3,5 milhões de habitantes e é um importante pólo comercial e industrial do país. Tem um dos mais relevantes portos da África. A economia baseia-se nos setores de refinação de petróleo, automóveis, alimentos, químico, têxtil e construção naval.

O estilo da cidade, embora moderno, é também colonial e traz charme para seus edifícios. Em face da colonização inglesa, a mão do trânsito o é assim. Há grandes highways pela cidade e um complexo beira-mar de respeito — chama-se V&A Water Front. Neste local há muitos artistas performáticos nas ruas. Belo visual, com pier, barcos, etc.

Cape Town não recebeu/não receberá nenhum jogo da Copa das Confederações. Talvez por isso o pessoal por aqui esteja mais interessado em cricket, golf e rugby. Mesmo no hotel tive de implorar para que colocassem na partida entre Espanha e África do Sul. Não vi nenhuma TV de nenhum estabelecimento sintonizada no canal da partida. Deu Espanha — e podemos ter Brasil e África do Sul na semifinal. Aí acho que eles se interessarão!

Por ora, é isso!

Amanhã, se o tempo permitir, volto com mais notícias. Acompanhem e obrigado!

Anúncios

4 Respostas to “1o post diretamente da Cidade do Cabo!”

  1. Raphael E. Pereira Neto Says:

    Parabéns Thiago, informações precisas e excelente texto.

  2. Leonardo Samamede Says:

    Grande Thiago,
    Parabéns meu amigo, ótimo texto e com detalhes precisos que nos dão uma ótima perspectiva dos locais pelos quais estás passando!!
    Um forte abraço

  3. Thiago Pereira Says:

    Valeu, Léo!

    Volte sempre e comente!

    Blog atualizado!

  4. Casal Dubaveli Says:

    Visitem este blog:
    http://www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com

    Lá está também uma etiqueta sobre o mundial 2010, com as respectivas musicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: